quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A tatuagem e a Bíblia

Hoje um amigo meu (não cristão) me perguntou sobre a tatuagem e a bíblia. Fiquei um tanto perdido, pois nunca havia me preocupado nem me encontrado em uma situação que precisasse de alguma explicação sobre isso. Mas com a glória de Deus encontrei um artigo sobre o assunto, e aqui está:

A revista Galileu número 86 traz algumas informações interessantes sobre a tatuagem nos dias atuais:

A TATUAGEM NUNCA ESTEVE TÃO NA MODA
É impossível ir a praia, sair na rua e não encontrar um desenho, estampado no corpo das pessoas. Para muitos, a tatuagem é um modismo, ou seja, logo passa e assim virá outra febre. Contudo, a tatuagem tem se tornado uma mania mundial e que traz dados interessantes.
Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas do tal fetiche. Na Europa, o aumento da demanda deu origem a uma nova disciplina acadêmica, a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma.

Apesar do modismo, a tatuagem não sai do corpo, ou seja, é impossível removê-la, e ao contrário de um modismo, não pode ser trocada a cada estação.
Um dos métodos mais avançados para se remover a tatuagem é o chamado PHOTODERM, uma máquina a laser que remove a tinta.

Segundo, o cirurgião Cláudio Roncai: "É um tratamento demorado e caro e o aparelho não representa a solução definitiva, pois normalmente sobram vestígios de pigmentos na pele".

DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS POR QUEM FAZ TATUAGEM
Lizete Araújo, vice-presidente da CATHO, uma firma de consultoria em recursos humanos especializada na recolocação de executivos, afirma: "Normalmente, as empresas adotam os valores da sociedade, que, de maneira geral, ainda rejeitam esses adereços".

Desde a década de 1950, os cirurgiões tentam amenizar a angústia de quem um dia desobedeceu um princípio social e familiar, afirmando que "o corpo é meu", e sofreu o preconceito e agora se encontra arrependido.

A tatuagem pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que pode prejudicá-la de três formas distintas:

Socialmente - pois ela vai sofrer discriminação e preconceito.
Emocionalmente - porque a tatuagem é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, não conseguirá removê-la totalmente.
Espiritualmente - Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e verificar por si mesma que ela é instrumento relacionado com deuses e práticas ocultas e pagãs.



ANALISANDO O ASSUNTO PELA BÍBLIA

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (Levíticos 19:28)

Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20:

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmação.

Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos."

Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (I Coríntios 10:23)

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2)

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." -(I Coríntios 10:32)

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." (II Coríntios 6:3)

Embora não seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. Não devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus.

Se você possui uma tatuagem não pense que não pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus é um pai misericordioso. Ele o ama independentemente do seu passado.

Também não devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores do Deus de amor, perdão e direção. Como diz o ditado: “O amor tem bons olhos” e Deus é amor!

Sempre existe esperança de salvação a todos os que antes não conheciam a Verdade e o Caminho. Cristo morreu e pagou pelos pecados de todos. Assim, uma pessoa que era assassina antes, mas conheceu a Cristo, se arrependeu e mudou de caminho, está salva, pois Cristo já pagou o preço de todos os assassinatos que esta pessoa cometeu. Na Bíblia temos várias histórias assim, sendo uma das principais a história do rei Manassés, que foi um dos piores reis de Israel e que só se arrependeu quando perdeu tudo que tinha. Até seus filhos ele queimou no fogo. Imagina! Você acha que teria salvação pra alguém assim? Mas teve! Deus o perdoou quando ele reconheceu que estava errado e se arrependeu.

Deus se importa com a nossa saúde física e aparência. Mas muito mais Ele atenta para o nosso coração. Veja o que Deus falou a Samuel por ocasião da escolha do rei Davi para substituir Saul.
Mas o SENHOR disse: —Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” (1 Samuel 16:7 NTLH)

Se você fez uma tatuagem motivado pela ligação com algum ídolo ou falso deus, peça perdão, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Criador não rejeita nenhum dos seus filhos que vêm a Ele com sinceridade.

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37 RA)

O importante é você decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro.

Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24:15 NTLH)

Se você se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, não se desespere. Tenha a certeza de que Deus o ama de igual forma. O fato de você ter uma tatuagem não irá impedir a sua entrada no reino de Deus.

Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, de carne e osso, só que eterno! Assim, alguém que perdeu um braço ou uma perna, ou não teve visão nesta vida, terá um corpo perfeito na Nova Vida. Isso também resolverá o problema de quem tem tatuagem, entende? De qualquer modo, sempre há esperança de salvação.

Jesus quer mudar o interior de todos nós antes de Sua volta. Depois tudo que for exterior será facilmente mudado por ELE!

85 comentários:

  1. Apocalipse 19:16
    "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"

    Era de canetinha ou guache?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aquilo nao é tatuagem é uma escrita no manto na altura da coxa er em jesus nao era na pele dele e sim na vestimenta

      Excluir
    2. só se for na sua biblia..na minha fala na sua coxa

      Excluir
    3. Me perguntei isso hoje também. Está escrito em sua coxa e na vestimenta.
      Na biblia diz claramente : E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apl.19:16

      Eu entendo que não devemos usar a tatuagem para homenagem a deuses pagãos e a mortos. como diz na biblia , não me recordo a passagem.
      Creio que se você fizer alguma coisa que engrandece o nome do Senhor não seja errado. mas temos que ter muita ciencia pois é algo definitivo.
      ja vi pessoas saindo fazendo tatuagens que depois se arrependeu totalmente. então muito conhecimento e sabedoria na hora de marcar o corpo.

      Excluir
    4. seria legal vc ler des do começo do capitulo para entender melhor o versiculo.

      Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
      Gálatas 6:17

      Excluir
    5. Não amigo! é apenas metáfora (simbolismo)

      Excluir
    6. Simbolismo mesmo, dizer que o texto fala de tatuagem é o mesmo que acreditar que aqui: "da sua boca saía uma aguda espada de dois fios" (Apoc 1:16) fala de piercing. Pelo amor pessoal, texto com contexto para não ter pretexto...

      Excluir
    7. http://www.midiagospel.com.br/estudos/diversos/apocalipse-relata-que-jesus-tem-tatuagem-na-coxa.html

      Visite o site acima e compreenda.

      As igrejas estão cada vez mais copiando o mundo, e deixando de ser um imitador de Cristo e não do mundo.
      O pragmatismo e a licenciosidade estão infestadas nas igrejas. Não tem problema.... O Que que tem, não faz mal... são coisas assim que estão levando muitos a uma vida sem Jesus.

      O diabo ja conseguiu cegar muitos líderes que apenas querem riquezas, quem diria de muitos membros que nem mesmo conhecem o Texto Sagrado.

      As marcas de Cristo não são escritas, tatuagens no corpo, e sim o quanto Paulo apanhou, foi apedrejado, chicoteado, espancado. Estas são suas marcas. Quer ter uma marca de Cristo em seu corpo, Vá para a Coréia do Norte e pregue Jesus em uma praça pública. Ou apenas creia no que fala em Efésios 1:13.

      Excluir
    8. No contexto em que João escreveu, não existia o conceito de tatuagens que conhecemos hoje. Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas.
      O Apocalipse é um livro simbólico, e nem tudo, principalmente nessa passagem, pode ser tomado como literal em seu entendimento. Veja os versos anteriores: olhos de fogo e espada saindo da boca. Qualquer pessoa entende que essas expressões são figuras de linguagem e têm a finalidade de significar algo mais amplo.
      O texto hebraico não indica que, necessariamente, no tecido epitelial da coxa do cavaleiro havia uma estampa em relevo, textura ou tintura. A expressão pode estar se referindo à “coxa da roupa”, ou seja, como é apresentado pelo Comentário Bíblico SDABC: “o nome se viu escrito na parte da sua capa que cobria a coxa.” O teólogo Swete concorda com essa ideia. Ele diz: “...terceiro nome de Cristo está ‘exposto na sua veste, onde cai sobre a coxa’”. Charles elucida da seguinte maneira: ‘O Vidente vê na visão o guerreiro divino e os seus cavaleiros celestiais - não hesitando, mas precipitando-se para baixo desde os céus e para a frente contra os exércitos cerrados da besta, do falso profeta e dos reis da terra, e, como eles prosseguem, as suas vestes ondeiam após si, e assim na coxa do líder revela-se o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores’.” (Novo Comentário da Bíblia, 74).
      Mas, acima de toda essa discussão, podemos concluir o mesmo que Barclay em O Novo Testamento Comentado: “De toda maneira, o que diz literalmente é que o título estava escrito de maneira que todos pudessem lê-lo, e, portanto a interpretação mais provável é que estivesse escrito, de algum modo, no bordo de sua túnica ou capa. O título o assinalava e destacava o maior de todos os senhores e de todos os governantes, o único verdadeiramente divino, o Rei do Universo.”

      Excluir
    9. É simples, leia a bíblia e separe as partes que você quer seguir, o resto pode ignorar sem problemas nenhum. :)
      Deus é amor e perdoa tudo.
      Por tanto, se querem fazer uma tatuagem apenas pensem bem antes de fazer, vá a um local descente (nada de fazer com hippies no meio da rua), escolha bem o desenho e pronto. Se você irá se sentir melhor com uma tatuagem, Deus não se importará com isso, assim como não se importa com quem faz a barba e etc.
      A bíblia é cheia de simbolismo que retratavam uma época completamente diferente da que conhecemos hoje. A religião cristã é metamórfica e tenta acompanhar os novos tempos, se não fosse assim não teríamos visto a reforma protestante.
      Evangélicos que falam contra a tatuagem devem pensar em uma reforma em sua própria mente, uma reforma de conceitos do que é ou não errado.
      Será que o ato de fazer uma tatuagem incomoda tanto assim a Deus?

      Excluir
    10. "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."
      Vocês tem que observar o contexto... nessa situação era pra separar quem era de Israel e quem não era de Israel... haviam guerras. Todos os outros versículos também tem que olhar o contexto. Vai ter um monte de "profeta" ai julgando sobre o uso de tatuagens e piercings... opa, piercings? e os brincos não entram nessa também? o que a orelha tem de diferente? kkkk OLHEM O CONTEXTO!

      Excluir
    11. Não é possível, concebível tamanha duvida quando esta na cara, escrito na coxa, é como estar escrito na sua testa duvidas, entende o que quer dizer escrito na coxa, por favor quanta pergunta boba, dúbia para justificar algo que a menina acima deve ter feito ja uma tatuagem e tenta achar brechas nas palavras da bíblia, é o seguinte se fez e esta arrependido vá e tire mesmo assim ficara tatuado, porem tire e peça perdão pela falta de orientação, Acredito que Deus ira entender, mas não fique mais cega ou faça coisas sem ler antes....

      Excluir
  2. Levítico 19:28 diz: "Pelos mortos não ferirei a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor". É esta a passagem usada para condenar o uso de tatuagens? hum... pois no versículo anterior a ela (27) diz: "não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba." Você corta seu cabelo em redondo? faz a barba? então, segundo seus argumentos também está em pecado meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questao aqui nao é o cabelo e nem a barba , que podemos sem problemas comentar depois , e sim a tatuagem nao tente tampar um buraco fazendo outro do lado ,em relação a tatuagem esta muito claro e o versiculo 1 nao é contexto para o versiculo 2e sim clausula de mandamento divino , tem que conhecer de hermeneutica meu caro e de vernaculo e tb exegese bilbica se nao acaba se criando um pretexto

      Excluir
    2. Ok, conhecendo-se contexto, hermenêutica e também exegese, onde entra Jesus Cristo em tudo isso (Rm 10:4 - Gl 3:23-25 - Ef 2:15)? (não precisa responder, apenas pense)

      De qualquer forma, o que o Prof. Thulio Aquino quis dizer é que, se formos seguir uma lei como a de Lv 19:28, devemos seguir também as outras. Do contrário, não há hermenêutica e muito menos exegese.

      Excluir
    3. "Pr Teixeira" - me desculpe mas não é assim que se responde uma pergunta. você não respondeu nada e apenas piorou a questao com seu tom arrogante. A questao é valida, afinal da forma como voce colocou, posso 'contextualizar' o que eu quiser, pra justifiar um comportamento ou atitude, ou condená-lo. Porquê é que "quanto à tatuagem está muito claro" e quanto às outras 'cláusulas' como voce colocou, não é aplicável? se for pra responder, faça como nosso amigo abaixo Jean, exponha, opine, nao seja um fundamentalista, legalista.

      Excluir
    4. avaliando o contexto:
      nos vers. 27,28 o mandamento para não cortar o cabelo e a barba e não fazerem marcas, era para guardar o povo de Deus de seguir as praticas pagãs e supersticiosas dos povos que viviam ao seu redor, para que eles fossem diferenciados e não iguais aos que tais praticas faziam. nos tempos de hoje devemos observar da mesma maneira, nunca foi visto na história da igreja e nem com o povo de Deus na antiguidade que a tatuagem era uma característica daqueles que sevem a Deus pelo contrario. E uma característica de um povo mundano, pagão e também voltado para o ocultismo, o primeiro indicio de tatuagem foi com o povo egípcio, que todos sabemos eram um povo contrario as coisas de DEus. quando eu ou você passamos a usar tais praticas independente dos desenhos ou figuras, passamos a imitar esses povos e as características de um povo genuíno de Deus passam a ser maculada. mas quem é adepto de tal prática ou tem vontade de fazer. nada que for dito a respeito das coisas de Deus fará sentido, pois estarão sempre buscando justificativas ou descredenciando a palavra pois já tem suas mentes cauterizadas e firmes no propósito de levar a cabo esse intento. Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

      Excluir
    5. concordo professor Thulio, se obedecermos um ato da lei, teremos que obedecer todos...

      Excluir
    6. Valdir Souza
      Romanos 12:2 é bem claro em falar na renovação da MENTE, em momento algum ele abrange a vestimenta de uma pessoa, ou mesmo tatuagens. O texto de romanos 12 na verdade é um texto que fala sobre amor ao próximo, coisa que esta em falta na igreja ainda nos dias de hoje.

      Excluir
    7. Na verdade sobre os cabelos, eu entendo que era mandando pois a maioria dos que seguiam outros deuses cortavam seus cabelos e barba. Algo que era visto como "simbolo" de força pelos cristão, só pensarmos em sansão, sua força vinha de seus cabelos, e marcou muito a história da biblia, e foi por um corte que e escolhas erradas que o levou a morte. Mas eu creio que devemos saber separar os acontecimentos do velho testamento do novo. Houve a quebra do véu. Muita coisa que antes era lei no antigo testamento mudou-se quando houve o perdão, um exemplo : " as adulteras eram condenadas a morte" coisa que no novo testamento não ocorre. Só olharmos para quando Jesus fala com a mulher mais humilhada de uma aldeia por ser considerada prostituta, e morar com um homem sem casar. é um erro muito grande de algumas pessoas. E creio que temos que analisar de todos os angulos. Como já naquela epoca Deus sabia que usavam de marcas no corpo para adorar outros Deuses , foi um de seus mandamentos não ferir o corpo em memoria a tal coisa. Não estou dizendo que estou certa mais eu analiso dessa forma, se eu estiver errada que Deus me corrija. Beijos!

      Excluir
    8. Eu nunca vi um cara tão burro quanto esse rafael poletti

      Excluir
    9. Pense pelo lado óbvio. Não quero soar arrogante, até porque o que irei dizer é apenas a minha opinião.
      Deus disse na passagem do Velho Testamento que não fizessem marcas em seu corpo. E a tatuagem é um ritual abertamente de origens pagãs.
      Não sei se Deus se sentiria louvado vendo seus filhos fazendo um ritual pagão e que Ele já havia dito ao povo de Israel que não fizessem. Ele amava o povo de Israel, e ordenou que não fizessem. Ele nos ama, siga o mesmo raciocínio.

      Excluir
    10. Alguns fazem uma tatuagem para afirmar sua identidade ou independência, e outros para mostrar que fazem o que bem entendem com seu corpo. No entanto, a Bíblia incentiva os cristãos: ‘Apresente o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio.’ (Romanos 12:⁠1) Devemos usar “faculdade de raciocínio” para descobrir por que quer fazer uma tatuagem. Se for para seguir uma moda ou mostrar que faz parte de certo grupo, devemos lembrar que as tatuagens são permanentes, e poderá vir o arrependimento depois. Examinar a motivação poderá ajudar a cada um a tomar uma boa decisão. — Provérbios 4:⁠7.

      Excluir
    11. Pois foi isso mesmo que vi! E existem também muitas outras coisa que não devemos fazer, e fazemos. Quase tudo é pecado!

      Excluir
    12. Se oq está escrito no velho testamento não nos serviria d nada então pq q teriamos d dar dízimos. Afinal no novo testamento só fala de ofertas e doações. E qndo fala de dizimo , fala apenas de uma situação do velho testamento. Então de q m edifica torturar o templo do espírito santo.

      Excluir
  3. Ola Thulio, tudo bem!? É um grande prazer ter o seu contato e participação no blog!

    Que nosso Senhor Cristo, lhe abençoe cada dia mais e que possamos juntos sempre crescer em conhecimento e compreensão dos propósitos Divinos para nossas vidas.

    Sua colocação é interessante e demonstra interesse de procurar fazer as coisas devidamente corretas conforme a Bíblia nos ensina. Isso é muito bom, pois o Cristão deve viver conforme diz o Senhor (Lucas 46:6).

    Vejamos....

    De forma alguma estou em pecado por cortar meu cabelo ou fazer minha barba! Primeiro por que pecado é a transgressão da lei Divina (os dez mandamentos). Encontramos isso em 1ª João 3:4 - “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”. Em >b>Tiago 2:8 à 13 descreve a complexidade da lei do Senhor e como ela útil para nossa vivencia como Cristãos. Já em 2ª Timóteo 3:16 e 17 temos a descrição da utilidade e inspiração de toda a escritura. Ainda sobre os mandamentos de Deus, João pela inspiração do Santo Espírito nos diz: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”(1ª João 2:3 à 6) No meio de tantos outros textos ainda deixo mais um: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12).

    Agora quanto a questão de Levítico 19: 27 e 28, temos que entender o seguinte: A Bíblia contem textos descritivos e instrutivos depois também os textos culturais e os aculturais.

    Textos Descritivos
    A Bíblia é composta por 5 tipos de livros, estes são: História (Gênesis a Ester e Atos), Poesia (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares), Profecia (Isaías a Malaquias e Apocalipse), Evangelhos (Mateus a João) e Cartas (Romanos a Judas).

    Com toda essa variedade encontramos varias descrições de acontecimentos passados, futuros e presentes pois a palavra de Deus é atemporal!

    Mas o detalhe interessante disso tudo é que existem textos que são apenas descritivos relatando acontecimentos históricos e que aparentemente tinham que haver com a cultura local e que podem ou não devem mais ser aplicados ou nunca deveriam ser aplicados. Temos o exemplo o Rei Salomão e suas variedade de mulheres! Devemos fazer como ele fez? De forma alguma! Apenas temos uma descrição dos acontecimentos da vida do Rei e sua apostasia perante os caminhos de Deus. O que devemos fazer está nas entrelinhas (ter apenas uma esposa).

    Textos Instrutivos
    Em várias partes da Bíblia nós temos instruções de Deus. Quase não há um capitulo sem uma instrução Divina. De forma direta ou indireta é possível sempre encontrar Deus guiando Seu povo. Essas são ordens Divinas para o ser humano, como dos Dez Mandamentos. São textos que visam o bem estar da conduta Cristã e que abrem espaço para uma caminhada de santificação rumo a salvação em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a resposta ficou meio vazia! podemos ou não tatuar nosso corpos?

      Excluir
    2. Alguns fazem uma tatuagem para afirmar sua identidade ou independência, e outros para mostrar que fazem o que bem entendem com seu corpo. No entanto, a Bíblia incentiva os cristãos: ‘Apresente o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio.’ (Romanos 12:⁠1) Devemos usar “faculdade de raciocínio” para descobrir por que quer fazer uma tatuagem. Se for para seguir uma moda ou mostrar que faz parte de certo grupo, devemos lembrar que as tatuagens são permanentes, e poderá vir o arrependimento depois. Examinar a motivação poderá ajudar a cada um a tomar uma boa decisão. — Provérbios 4:⁠7.

      Excluir
  4. Como diferenciar textos descritivos de instrutivos? E ainda assim como saber quando a instrução ainda é aplicável em nossos dias?

    Para isso devemos seguir o conselhos Bíblico: “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Isaías 28:10).

    Analisando vários textos podemos então encontrar os textos e os contextos e assim entender o que são textos culturais e o que é aculturais.

    Ex: Já vimos que o pecado é a transgressão da lei de Deus e sabemos que essa lei foi dada a Moisés no monte Sinai (Êxodo 19) e temos ela no capitulo 20 de 3 à 17 do livro de Êxodo. Agora a pergunta é: Essa instrução é cultural? Temporal? Ou é atemporal? Seguindo o conselho Bíblico do livro de Isaías temos o contexto disso no livro de Mateus no capitulo 5 e versículos 17 e 18 com as palavras de Jesus: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Nem os céus nem a terra passaram, nem todas as profecias se cumpriram então ainda está em vigor a santa lei de Deus. Temos então aqui textos instrutivos aculturais.

    E os textos do capitulo 19 de Levítico?

    Devemos aplicar a mesma forma de estudo para ver até onde devemos ainda hoje cumprir ao “pé da letra”. O capitulo 19 tem como subtitulo “A repetição de diversas leis” e nele encontramos algumas coisas que não se aplicam e nem se devem fazer mais como no versículos 5 à 8, que nos instruem procedimentos para os sacrifícios de cordeiros feitos no antigo tabernáculo. Temos descrições que com a vinda de Cristo ele foi e é o cordeiro que tira os pecados do mundo (João 1:19) e após sua morte o véu do santuário se rasgou de cima abaixo simbolizando o termino dos sacrifícios e pondo fim a lei cerimonial. (Mateus 27:51). Logo, não estamos em pecado nem transgredindo nem um conselho Divino.

    Quanto ao versículo 27 devemos perguntar com a base Bíblica de que devemos ser a luz do mundo e o sal da terra (Mateus 5:13 e 14), ou seja sermos um exemplo para o mundo, portadores da luz salvadora de Cristo, dando bom exemplo em tudo. Então será que hoje em nossa cultura andar com cabelos longos e sem fazer a barba estaremos sendo pessoas bem apresentáveis? Ou serviríamos de motivos para escândalos e repugnância de um grande numero de pessoas e seus pré-conceitos? Com certeza que sim! Quanto ao resto da questão sobre a tatuagem releia ou leia o artigo novamente.

    Um forte abraço meu querido leitor. Que Deus o abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Texto é perfeito, porém só devemos nos perguntar; a quem queremos alcançar com o nosso exemplo, o sãos ou aos doentes.Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:22. Para refletir sobre nosso papel como Cristãos!

      Excluir
  5. 1 Coríntios 10:31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Nossa respondeu muito bem!!! A mim não restou dúvida. "o pior cego é o que não quer ver".

    ResponderExcluir
  7. Sua resposta foi demais. Muito esclarecedor. Fui muito abençoado. Deus continue guiando a sua vida. Abraço e paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Que o Senhor nos abençoe meu querido irmão! Paz de Cristo para todos nós...

    O Senhor é a luz e nos dá luz para entendermos os seus designos cada vez mais que a pedirmos!

    Um grande abraço fraternal meu caro.

    ResponderExcluir
  9. jean e para quem diz que essas leis, foram dadas aos judeus e não para os gentis????

    ResponderExcluir
  10. jean
    já ouvi disser , que essa lei é só para os judeo e não vale para os gentis?

    ResponderExcluir
  11. Ola Tai, tudo bem!?

    Pensamos o seguinte: Por que Deus ordenou isso para os judeus? Obviamente para o bem deles, saúde física e moral e consecutivamente para fazer a distinção entre o povo de Deus e o mundo (pessoas que decidiram não andar nos caminhos de Deus).

    De fato Ele ordenou para os Judeus, mas vejamos o principio: A ordem Divina foi com o melhor intuito pois Deus é amor e visa o bem de Seus filhos, todas as suas ordens nos levam a caminhos de sabedoria e salvação se forem seguidas. Ao decorrer da história o povo Judeu foi o povo de Deus desde a libertação do Egito até o ano 34 depois de Cristo com o apedrejamento de Estavam findando assim os 490 anos de misericórdia para com eles. Como o povo se rebelou contra Deus, Ele não pode fazer mais nada por eles porque, eles não queriam mais nada com Deus, assim entra a igreja cristã e a pregação do evangelho a toda língua e nação e um novo povo de Deus foi escolhido que são os que guardão o Seus mandamentos e tem a fé de Jesus (Apocalipse 12:17 e 14:12).

    “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (1 Coríntios 12:13)

    Paulo fala que todos somos aqui filhos de Deus compartilhando do Seu Espírito e a pergunta que faço é: Será que Deus ainda quer separar um povo que faça distinção do mundo? Será que Deus ainda quer que sejamos obedientes as suas ordenanças? Creio sinceramente que sim...

    Existem coisas que realmente não tem como mais se fazer e nem devemos mais fazer, como o sacrifício de cordeiros e outras mais, porém essa questão da tatuagem o principio faz todo o sentido quer nos dias judaicos quer em nossos dias!

    Espero ter ajudado, Deus lhe abençoe e lhe guie.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jean R. Hadkost

    Sou evangelica e tenho sentido vontade de tatuar o nome de meus filhos, li seu comentario mas continuo na duvida,afinal é ou nao é algo que desagrada a Deus? Não gostaria de me arrepender depois!
    Obrigado
    Lina Leandro
    segmentoap@globo.com

    ResponderExcluir
  13. eeee cara o primeiro comentario me deixou na duvida...
    "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"
    e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, como diz um pastor que gosto muito, texto sem contexto é pretexto para heresia... Temos que entender o livro de apocalipse como um livro de muitas simbologias... Apocalipse 19 é uma descrição do Jesus glorificado, não mais o cordeiro quer foi morto, mas de Jesus em sua glória... Então imaginas que vc é um pintor e que vou descrever algo para que vc pinte... Bom, desenhe alguém assentado em um cavalo branco, bom várias coroas na cabeça, olhos de fogo, um manto cheio de sangue, uma espada saindo da boca e escrito na sua coxa rei dos reis e senhor dos senhores... vc consegue compreender que trata-se de simbologias? Porque se eu visse uma figura assim eu teria muito medoooooo... São símbolos que representam o poder e a autoridade de Jesus em sua glória. Não uma descrição exata de como Ele realmente é... Deus te abençoe!

      Excluir
  14. Também sou evangelica e quero muito homenagear o meu filho , tatuandoo o nome dele no pulso , mas também fiquei na dúvida se pode ou não , afinal são contradições ao mesmo tempo que condena algumas coisas , a Bíblia tbm diz que Deus olha realmente o nosso interior ... Nos tire esta dúvida com curtas palavras amado .. Fica na Paz !!!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou tatuador, ganho a vida fazendo o que eu gosto, sustento a minha familia com tudo do bom e do melhor, falo três idiomas, respeito a tudo e a todos, nunca roubei, nunca matei!!! Agora te pergunto: Eu sou um pecador por ter ou fazer tatuagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante sua colocação... Não quero ficar na questão dá tatuagem apenas, mas vc apresentou uma questão interessante... Nunca roubei, nunca matei e sou pecador? Esse é o grande problema do conhecimento do bem e do mau... Nos julgamos bons o suficiente para receber a salvação por nossos méritos pessoais, este é o problema... A bíblia diz que todos pescaram e foram destituídos dá glória de Deus e aponta o único caminho de volta... Disse Jesus, vê eu sou o caminho a verdade e a vida, NINGUÉM vem ao pai se não for por mim... Seja com ou sem tatuagem, ninguém é bom o suficiente para conquistar o céu. Até que se eu comparar minha " santidade " com pessoas como hitler, ou serial killers, ou ladrões, etc... Me sinto tentada a achar que sou boa demais e afinal de contas mereço.. Mas quando me volto pra Deus que é capaz dee enxergar os lugares mais profundos doo meu coração, então percebo que preciso dá misericórdia e do perdão de Deus todos os dias... Deus te abençoe!

      Excluir
  16. Não concordo...Até porque existem muitas instruções no antigo testamento que ninguém segue hoje em dia!...É claro que o exagero em tatuagens é péssimo,mas uma tatoo escondida,não faz diferença,pra mim...e vc não respondeu a questão do livro de Apocalipse!!!
    "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"
    No fim das contas,o que realmente importa é a verdadeira comunhão com Deus!!!Ou estou enganada????

    ResponderExcluir
  17. Apocalipse 19:16: “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”
    Em algumas versões, o termo “escrito o nome” é trocado por tatuado.

    Vamos quebrar a frase:

    Sintaticamente, temos o seguinte:

    - Sujeito da Frase: Coxa
    - Objeto Direto da Frase: Nome
    - Vocativo referente ao sujeito: No Manto

    Por definição temos que vocativo é:

    "...É uma referência à 2ª pessoa, um apelo, um chamado, e é usado para o nome que identifica a pessoa (animal, objeto etc.) a quem se dirige e/ou ocasionalmente os determinantes de tal nome. Uma expressão vocativa é uma expressão de referência direta, em que a identidade da parte a quem se fala é expressamente declarada dentro de uma oração..." (retirado do Wikipedia)

    Portanto, o que quer dizer na frase não é que o nome esteja tatuado na coxa, mas sim escrito no Manto na altura da coxa.

    Vamos ao original em Latim:

    19:16 - et habet in vestimento et in femore suo scriptum rex regum et Dominus dominantium.

    Ressalto que o verbo empregado é SCRIPTUM, ou seja, escrito!!! Para que seja tatuado, o verbo a ser utilizado deveria ser PINGERE, ou seja:

    19:16 - et habet in vestimento et in femore suo pingerum rex regum et Dominus dominantium.

    Em Grego temos:

    19:16 - kai ecei epi to imation kai epi ton mhron autou to onoma graphammenon basileuV basilewn kai kurioV kuriwn.

    O verbo “escrever” em grego é: graphon; já o verbo “tatuar” em grego é: prosanagrapheia.

    ResponderExcluir
  18. Também gostaria de saber sobre o texto de Apocalipse, e sobre tatuar algo para glorificar o nome de Jesus?

    ResponderExcluir
  19. Cara Jéssica Amorim, que a paz do Senhor esteja contigo e Sua graça a ilumine! Espero poder tirar sua dúvida aqui...
    Bom, para começar, o que você disse é uma verdade incontestável: Deus olha para o nosso interior, ou seja, o nosso coração. Porém, principalmente pelo livro de Tiago (Tg 2:24) e em Gálatas 5:25, vemos que as nossas ações exteriores refletem a nossa fé e a nossa submissão à palavra e vontade de Deus. Desse modo, podemos concluir que fazer uma tatuagem seria uma desobediencia ao Senhor (como mostrado em Levítico 19:28 e explicado na postagem do Jean R. Habkost), ou seja, um pecado, pois o pecado nada mais é do que rebeldia a palavra do Senhor. Assim, mesmo com as melhores das intenções (homenagear seu filho), creio que seria algo errado. Você terá de decidir se agradará a sua vontade e homenageará seu filho ou agradará a vontade do Senhor e homenageará ao Pai celestial mostrando sua submissão à vontade Dele. Além do mais, creio piamente que seu filho será feliz não por causa de uma tatuagem no corpo de sua mãe, mas, sim, pela demonstração de amor, compaixão, atenção e, até mesmo, repreensão pela parte de sua mãe.

    ResponderExcluir
  20. Eu Tambem Sou Cristão e tenho Desejo de Fazer uma Tatuagem

    ResponderExcluir
  21. pelo que eu entendi a biblia condena a tatuagem quando assim como os outros exemplos citados como fazer a barba e cortar o cabelo redondo representavam naquela época um certo grupo ou algo assim.
    mas fico me perguntando e hoje em dia a tatugem representa oque?
    eu so cristã e gostaria de fazer uma tatuagem que representar o meu amor por uma pessoa muito especial...ainda assim está errado e eu estou me condenando? se vc for levar ao´pé da letra o nosso corpo com templo do espirito então tudo que você faz que possa causar mal ao seu corpo como por exemplo se alimentar mal você está afastando o espirito santo de você? bom gostaria de fazer uma tattoo mas antes disso quero ter certeza absoluta que não estou indo contra ao meu Deus tb não sou nenhuma puritana mas gostaria muito de uma resposta.
    obrigada

    ResponderExcluir
  22. Entendo que há valores que NAO foram revogados pela NOVA ALIANÇA aos quais é dado um reforço no novo testamento como um reforço daquele espectro deixado no PENTATEUCO ou na ANTIGA ALIANÇA COMO UM TODO. Pois tudo o que é compatível com o novo testamento e nao contraria seu fundamento, que é o AMOR (que nao se porta incovenientemente, nem ver seus próprios interesses)deve ser contextualizado dentro do novo testamento. Ademais, Deus nos chama para sermos separados (santos). Quanto menos parecermos com o mundo melhor!!!!
    Quanto a passagem de Apocalipse que trata da inscriçáo na coxa de Jesus precisamos discernir as dispensaçoes para apreendermos a administrar o que nos foi confiado.
    Na dispensaçao que Jesus foi homem nao há um exemplo dele nos mostrando que devemos nos tatuar. Tudo quanto diz respeito a vida e a piedade Ele deixou expresso. Quando ele aparecer com as inscriçao em sua coxa (se isso for literal)precisamos entender que ele estara em corpo glorificado e em outra dispensaçao. É algo pertencente a um momento vindouro que nao foi conquistado aqui neste mundo como a marca dos cravos e furo da lança do lado...
    Por fim, na história da humaninade, nao se noticia que nos reinos e Estados que mantiveram hegemonia no mundo houvesse reis, rainhas, presidentes, etc tatuados. Somos reis e rainhas e já temos o SELO DO ESPÍRITO. Nao precisamos de outra marca.

    ResponderExcluir
  23. HOMENAGEIE SEUS FILHOS, PARENTES E AMIGOS, DEMONSTRANDO-LHES COM EXEMPLO DE VIDA, DE FÉ E DE AMOR QUE O SENHOR JESUS HABITA EM VÓS. QUE ELES DESEJEM SER COMO VOCÊ EM TODA MANEIRA DE VIVER.

    PS: QUANTO AO QUE ESTÁ ESCRITO EM AP 19.16, PELO CONTEXTO E POR TODA ANÁLISE BÍBLICA ACERCA DO SENHOR JESUS CRISTO É POSSÍVEL IDENTIFICAR ESSA MARCA DE SANGUE NO SEU MANTO E NA COXA PARA QUE TODAS AS NOÇÕES O VEJAM E RECONHEÇAM A SUA AUTORIDADE E PODER. UM CONSELHO, APLICANDO-SE TEXTOS ISOLADOS, VERSÍCULOS COM OS QUAIS PODE-SE OBTER DIVERSAS INTERPRETAÇÕES, O SER HUMANO CADA VEZ TENTA JUSTIFICAR OS SEUS ERROS, APONTAM DETALHES, PALAVRAS E FRASES AMBÍGUAS PARA EMBASAREM SUAS PAIXÕES CONTRÁRIAS À VONTADE DO CRIADOR. SATANÁS É PERITO NESSA MATÉRIA, ELE A INAUGUROU NO GÊNESIS TRAZENDO DÚVIDAS AO CORAÇÃO DO HOMEM E DESDE LÁ QUESTÕES COMO ESSA ACIMA TEM LEVADO MUITAS PESSOAS AO ERRO E POSTERIORMENTE AO INFERNO. PENSE NISSO, E NA DÚVIDA, RENUNCIE A SUA PRÓPRIA VONTADE POR AMOR A CRISTO QUE RENUNCIOU A VIDA DELE PELA NOSSA...

    ResponderExcluir
  24. que você já leu até aqui e tem pleno conhecimento de que as tatuagens são um erro, torna-se responsável não apenas por si próprio, mas também pela exortação a outros irmãos que possam estar pensando em fazer tal tolice, pois, de todas as atitudes questionáveis que um ser humano pode tomar, fazer uma marca em si mesmo é uma das que mereceria a maior consideração prévia.
    Sim! É algo muito importante, pois será um símbolo a ser ostentado pelo resto da vida! Alguém que use drogas, por exemplo, se não for um uso prolongado, não haverá seqüelas (notem que não estou considerando o fator pecado).
    Alguém que roube, se resolver para, não permanecerá com um adesivo na testa… e da mesma forma os glutões, os bebedores, os adúlteros, os lascivos, os assassinos… imaginem outras ações possíveis, pois, na maioria delas, é só parar e pronto! (Repito, não estou considerando o fator pecado nem as muitas possibilidades como doenças, prisão, divórcio…) Se a pessoa comete qualquer ação uma, duas… dez vezes e pára, acabou: só tem a memória para recorrer.
    Agora vamos passar a considerar o fator pecado. Supondo que alguém que executava alguma das ações anteriores aceite a Cristo, se arrependa e confesse sua atitude: o que sobra? Nada!
    Voltemos à situação de desconsiderar o pecado em relação agora às marcas no corpo… mesmo que seja apenas uma primeira "vez"inha só, em seu corpo estará uma marca que, no mínimo, vai dar trabalho pra tirar… e geralmente em um local visível…
    E, olhem que coisa realmente incômoda: mesmo que essa pessoa aceite a Cristo, se arrependa, confesse seus pecados e seja perdoado, aquele troço vai ficar ali… e aí surge de vez em quando um chato como eu, que mesmo sem pretender faz o papel de acusador e relembra da besteira que a pessoa fez um dia! Mas a pessoa já foi perdoada!!!
    Eu sei o que é ser incomodado por ter de suportar sempre os mesmos comentários sem graça em relação à minha altura excessiva, o que não foi algo voluntário, mas a cada vez que alguém chega com as velhas frases chavão, eu já fico de mal humor. Imagina alguém com uma tatuagem?!?
    Por isso eu peço perdão do fundo do meu coração por ficar tocando em um assunto tão chato, mas também aproveito para conclamar os jovens cristãos que ainda não fizeram tal besteira a pensar com muito cuidado e, se possível, evitar marcar seu corpo. A vaidade não leva a lugar nenhum!
    li esse artigo e achei interessante publicar. Desperta povo de Deus!! "Não sabeis vós que o seu corpo é o Templo do Espírito Santo de Deus" . Não precisamos de outra marca em nosso corpo a não ser a marca da promessa,a marca de Cristo Jesus.(mudança de vida, testemunho e a busca incessante de Deus em nossa vida.
    Que Deus abençoe a todos e que o Espírito Santo de Deus possa iluminar e esclarecer a mente daqueles servos do Senhor que ainda estão em dúvida se faz ou não uma marca(tatuagem) em seu corpo.

    ResponderExcluir
  25. Estava a procura de desenhos das tabuas da lei para me tatuar quando ví essa discussão no blog, engraçado, pois não se pode pegar apenas um versículo e fazer dele verdade absoluta, se assim o fosse a biblia não serviria para nada. Sou evangélico a 26 anos, e tenho quatro tatuagens, ou seja nasci e me criei em um lar cristão, e fiz as tatuagens na igreja, creio que Deus não olha pra nossa carcaça e sim para o nosso interior, afinal de contas Ele sonda e conhece o nosso coração. Um dos versículos mais usados para quem quer defender o uso das tatuagens é esse: Apocalipse 19:16
    "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"
    Mas, e aí fica a dúvida, analisar Apocalipse em sua forma literal ou meramente ilustrativa? Para quem quer condenar a tatuagem usa: Lv 19:28 – Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
    Nesse contexto Deus está falando a respeito de coisas feitas em culto aos mortos. O que está em questão não é a marca no corpo, mas o propósito dela.
    Porém, há outro versículo que defende a marca no corpo sendo ela feita ao Senhor!
    Is 44:5 – Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor;e por sobrenome tomará o nome de Israel.
    É estranho escrever algo permanente na pele sem marcar. Seria isso como uma tatuagem?
    Ez 16:12 – E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas(brincos em forma de argola), e uma linda coroa na cabeça (Palavras do Senhor para Jerusalém)
    Alguns perguntaram: “Mas por que se Tatuar?”
    “Pelo mesmo motivo que muitos pintam o cabelo, usam brinco, compram roupas novas, fazem academia”.
    Não há fundamento bíblico para condenar essa prática. Portanto precisamos sentir paz no Espírito Santo em tudo o que fazemos.
    Não faça em rebeldia. Tenha o aval de sua liderança e familiares.
    Amemos uns aos outros, os que usam e os que não usam tatuagens, não importa! Precisamos entender que somos diferentes uns dos outros, porém filhos do mesmo Pai…
    O apostolo Paulo ao escrever aos romanos diz: Mas, aquele que come apesar de suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado. Romanos 14:23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita a sua colocação Lim@ também sirvo a Deus ha mais de 20 anos tenho 6 tatuagens e Deus me ama e me abençoa grandemente com elas em meu corpo como aquele que não tem nada. Muitos cristãos ficam procurando referências biblicas para julgar o seu próximo por isso ou aquilo quando deveriam estar preocupados em ama-lo e fazer a vontade de Deus. Estou em paz com Deus com meus pastores com minha familia sinto seu Espírito me guiando a cada dia e isso e o que realmente importa. Que cada um se preocupe em servir a Deus sem julgar o seu proximo para que não seja julgado quando chegar o grande dia. Fiquem na Paz!

      Excluir
  26. se eu quiser fazer uma tatuagem escrita: Só Jesus salva . è errado tbm?estou com essa duvida pq é a unica tatuagem que tenho vontade de fazer

    ResponderExcluir
  27. Eliane Guimarães,

    A paz do SENHOR para todos.
    A palavra do Senhor diz: Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco.O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça,há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece,senão ele mesmo.Está vestido com um manto tinto de sangue,e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu
    , montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo,branco e puro.Sai de sua boca uma espada afiada,para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira da Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um mone inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
    Apocalipse 19; 11-16

    Para mim está claro que o nome escrito na coxa não se refere a uma tatuagem, mas sim a um belo detalhe na sua vestimenta anunciando quem Ele é.Amados não nos conformeis com as coisas desse mundo, pois estamos aqui + não fazemos parte dele.Que DEUS os abençoe.

    ResponderExcluir
  28. queremos as vezes por rótulos e definir o que é ou não não mundano. Hoje como cristãos vivemos cegamente segundo o capitalismo somos levados pelo consumismo, vaidade e ganância. Estudamos muito e trabalhamos muito para ter uma "vida boa" e acabamos perdendo a vida, queremos o carro novo, o celular novo o ifhone, o tablet a casa propia, fazer o cabelo, fazer a unha comprar roupa, ostentamos nossos templos luxuosos, nossos eventos. vivemos estressados. e esquecemos de amar o cônjugue, os filhos e de desfrutar da vida abundante. sinceramente, não há nada para mim mais mundano do que isso, e é só um exemplo. se pararmos para refletir acho que encontramos outros exemplos de coisas mundanas que estão sutilmente entre nós. Ah... toda lei se cumpre em uma só palavra: amarás o teu próximo como a ti mesmo. toda a lei depende de Amar a Deus e o próximo. Jesus cumpriu a lei amando a Deus obedecendo até a morte da cruz, Jesus amou o próximo quando providenciou toda solução para humanidade na sua morte na cruz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. se fala muito em fazer tatuagem mas visto q a tatuagem é um custume muito antigo... mas tbm se fala que danifica o nosso corpo q é o tempo do espirito santo... mas será q ao furar uma orelha vc nao faz isso??? ou seja entendo q por custumes tudo se destorçe e é bem visto que o q é belo é aceito pela sociedade.. tenho 3 tatuagens e sinceramente vejo discurçoes mas nada q me prove q o desejo do meu coraçao é ruim pois é como por um brinco pra mim bonito me sinto bem... e onde q eu estou errado nessa historia? ou seja tudo nao é certo, mas o q a sociedade acha normal é adquirido na igreja ?

    ResponderExcluir
  30. Seria mais fácil viver naquela época e perguntar direto ao Criador, porém como não é possível.... acredito que o que esta em questão é o que temos no coração... a intenção ao fazer a escolha do que tatuar...
    Ha tantas coisas que não são tão questionadas como viemos para sermos julgados e não para julgar e muitos julgam tanto e tanto que ainda penso que se estou errando com uma tatu estou menos em pecado que um fofoqueiro que além de se prejudicar ainda danifica a imagem do seu semelhante entre outras situações que a pessoa danifica a si e ao outro.
    Deus me perdoe se penso de forma erronea!!! Misericórdia e muita, muita sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não sou pastor, apenas cristão e em meu entendimento, não precisamos ser muito inteligente para saber que, somos o templo do Espírito Santo, e o resto é apenas subterfúgios, para termos aprovação de alguma para algo errado que queremos fazer, não precisamos nem saber ler para termos contato consciente com a palavra de DEUS, 1º Jesus neste mundo onde passou realizou inúmeros milagres!, você já fez algum?, Foi açoitado para que se cumpri-se a palavra, carregou uma cruz foi pregado, para nos salvar dos pecados e ressuscitou ao 3º dia dai pergunto, você fez o que pois tudo o que eu li nas entre linhas acima é um monte de pessoas Cristãs entre aspas que acham que podem questionar apalavra de DEUS,e alguns ainda tentando ser Professor de Deus, encontrei discernimento em alguns, mais na maioria o que vi foi um tentando ser mais que o outro em dar respostas, leias a bíblia e tudo que precisam esta ali, com relação a escritas na altura da coxa que narra a bíblia, Jesus pode vir como ele quiser pois ele é DEUS e os propícios a tatuagens querem se igualar a ele, ele é Jesus e Você só um Mortal qualquer leia a bíblia e que nosso DEUS POSSA TER MISERICORDIA DE MIM e de TODOS VOCES, e aos Professores de DEUS se convertam ainda da tempo.

      Excluir
  31. A graça e a paz do Senhor!

    Rapaz... com poucos meses de conversão, hoje fazem quase 5 anos, pensei em fazer uma tatuagem, e cheguei até a por um brinco, como forma de protesto ou ajuda àqueles que tem tatuagens diante da comunidade cristã. Afinal, sentia a dor deles quando via o preconceito diante da aparência que tinham.
    Então, examinando-me (Gálatas 6:4), pensei que seria uma boa alguém que buscava verdadeiramente ao Senhor ter tatuagem, brinco, pelo menos até aí..., que mostrasse a esses preconceituosos que há verdadeiros adoradores tatuados e com orelhas furadas!
    A questão é que 3 dias depois minha mãe me acordou com um facão me ordenando tirar o brinco, caso ainda quisesse morar na casa dela, hehe... isso me fez adiar os planos...
    hoje, joguei no google o assunto para tomar uma boa base quanto a minha decisão, e agradeço a Deus por ele usar irmãos e irmãs para que eu tenha uma decisão quanto a essa questão.
    O fato é que minha intenção não me parece má, no máximo orgulhosa se vista de certo ângulo, afinal, depende de mim mudar a visão desses irmãos preconceituosos? Convido a todos que tem dúvida quanto a isso ou já fazem sem peso na consciência a lermos o texto que sem encontra na 1ª carta de Paulo aos coríntios, que é o capítulo 8.1-13, pedindo ênfase aos versos 9-13.
    O que quero dizer, e digo pra meus irmão na fé, é que olhemos para a nossa atitude... Seja qual for a intenção que temos, saibamos que até na nossa cultura, onde há tantos
    que tem tatuagens, brincos, e outras coisas mais, e mesmo assim ainda há discriminação quanto a isso, inclusive no meio da comunidade cristã!
    Então lhes faço a pergunta que me fiz lendo todos os depoimentos até este meu: O ser humano é aparentista por natureza, e sempre será até que pare para refletir sobre isso, e mesmo refletindo ainda continuará tendo de lutar para não cometer o erro de se deixar levar pela a aparência. E entre estes estão os meus irmãos na fé, aqueles por quem Cristo se deu como se deu por mim! Devo eu fazer algo consciente que será escândalo pra tantos, por motivos que vem a ser "egoístas", porque farei pensando apenas em mim, desconsiderando o meu próximo, ou... devo me doar como Cristo o fez, pensando no bem do meu irmão?

    Agradeço a todos que me ajudaram a finalmente chegar a uma conclusão sincera, no nome de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  32. Sou cristão e fiz uma tatuagem já convertido.
    Realmente compreendo os pontos de vistas expostos pelos nossos colegas, mas, do que adianta você não fazer uma tatuagem para não se parecer com o "mundo" e continuar a assistir programas que deterioram o família e o lar, ser uma pessoa mentirosa, cobiçadora e que vive falando da vida dos outros???
    Acredito que Deus, como diz em sua palavra, busca VERDADEIROS adoradores, e não verdadeiros "aparentadores"... tenho tatuado o nome da minha esposa e filha, e não vejo onde transgredi os mandamentos do nosso Senhor... não adianta não fazer uma tatuagem e não honrar seus pais, ou sua família... as pessoas se apegam a muitas legalidades aparentitas para dizer o que é certo ou errado...conheço pessoas que são verdadeiros "santos" dentro da igreja mas dentro de casa nem se quer conversa com sua família...
    Sempre ore e peça a direção de Deus, pq nenhum homem poderá dizer qual a vontade de Deus para a sua vida...
    reflitam:
    João 4:22
    Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

    Fiquem na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  33. 1 - Um católico amigo meu disse que é pecado fazer tatoo porque na Bíblia diz que não podemos fazer isso com o nosso corpo.

    2 - Conversando com um evangélico também amigo meu ele me mandou perguntar ao católico o porque dos Santos, já que na bíblia também diz que não podemos fazer referência a santos.

    3 - aí me vem a mente....E camisinha ? E anti-consepcionais ? E masturbação ?? Até onde eu sei tudo isso também é pecado, e não conheço ninguém que não tenha feito.

    4 - Procurei na net e achei um texto dizendo que essa questão de tatoo só consta no antigo testamento, já que no novo não tem nada...

    E agora ?? Não sei muito sobre Bíblia, mas gostaria de uma resposta sensata, de alguém NEUTRO, não quero começar uma briga entre religiões, só quero entender.

    ResponderExcluir
  34. todos que depois de dizerem em seu coração que se converteram, e depois de conhecer a Jesus, tiver vontade ou colocar uma tatuagem, estes nao querem um compromisso real com Deus, no evangelismo, no louvou, em ministrar a palavra, que credito voce teria se o mundo a quem devemos ganhar com atitudes de Cristo (cristão)ver em nós atitudes do mundo. qual o objetivo desta tatuagem satisfazer o seu ego, se esconder atras dela, ficar mais bonito(a). Deus quer a sua palavra tatuada no seu coração. Davi fez isso. Quando eu era do mundo, usava drogas, tinha relação com todo mundo, mentia, roubava, não trabalhava, fazia tatuagem caseira graças a Deus sumiu, foi tao mal feita que descolou...rsrsrs aceitem a jesus e mudem o pensamento, duvido se alguém se ajoelhou no quarto e orou a Deus perguntando se isso era da vontade dele.

    ResponderExcluir
  35. Se Deus, que sabe de tudo e conhece ao coração de todos, quisesse proibir uma tatuagem ele nos teria permitido que tivéssemos duvidas??? Certo que não. Deus pai permitiu que o corpo de seu filho Jesus fosse moído na cruz por todos nós provando que o importa é a salvação em Cisto Jesus o corpo agente enterra e volta para o pó então porque proibiria uma tatuagem em nossa pele? E o pecado que mais li aqui foi a hipocrisia de irmãos que estão rejeitando a salvação e preferem julgar aos outros do que a si próprios. E esse negocio de preconceito já acabou em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  36. Acho que a rebeldia é o fator principal em tudo que foi falado aqui.Sei que quem conhece a Palavra sabe o que acontece com rebeldes.Minha questão com aceitar ou não tatuagens é simplesmente espiritual.Se o Espírito de Deus o tempo todo me incomoda e não consigo aceitar como sendo normal, não consigo me imaginar fazendo do meu corpo lugar de exposição de conceitos de um segmento da sociedade.Pois a sociedade preconceituosa é feita de tatuados e não tatuados,convertidos e não convertidos etc .Sei que não é fácil agir como falamos é natural em nós humanos, sempre que falamos e repetimos é para fixar o que aprendemos e em alguns momentos estamos em pleno processo de aprendizagem e por isso é tão importante repetir e repetir para concluir o aprendizado que o Espírito pode estar nos concedendo.Se há dúvida há algo de errado! Deus não é Deus de dúvida e sim de certezas.Como serva de Deus que sou sei que Ele mesmo pode nos responder e tirar qualquer dúvida que incomode o nosso coração.Se agimos na dúvida temos muita chance de errar o que é inerente ao ser humano, mas não vamos fazer assim mesmo achando que é fácil se arrepender depois.O que começa errado tem tudo para terminar errado.Devemos agir imitando o agir de Deus e do senhor Jesus que aceita o pecador e abomina o pecado. Assim eu não discrimino nem o tatuado nem o tatuador, mas não aceito a tatuagem de jeito nenhum. À propósito nunca gostei e nem uso brincos, piercings ou coisas do gênero, não por preconceito mas por não gostar mesmo!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho duas tatuagens. Uma com meu nome e outra, um trecho do salmo 23 no antebraço e sou evangélica e acredito que as minhas tatuagens não me condenam em nada. Me sinto uma pessoa altamente abençoada e com comunhão em Cristo.

    Acho que se falou muito ai, cada um deu sua opinião e no final, não chegou-se à nenhuma conclusão.
    Acho que deve haver o bom senso. Se uma pessoa quer tatuar o nome do filho no braço e for uma ótima pessoa, ter comunhão com Cristo e viver de acordo com a Palavra, pelo fato de estar tatuada, não será salva?
    E quanto a outros que não possuem tatuagem alguma, mas são cruéis, mentirosos e pecadores? Esses tem mais chances de serem salvos porque não possuem a tattoo??

    Irmãos, deixemos de ser RELIGIOSOS. A religiosidade nos afasta de Deus. Acredito que Deus está muito mais preocupado com nosso coração, com nossas atitudes do que com nossa pele que voltará ao pó no dia em que o Senhor nos chamar.

    É claro que não concordo com o exagero, nem com quem faz apologia às coisas ruins tipo, tatuando dragões, sereias, demônios e etc...
    Mas uma borboletinha, um nome, uma coisa simples.... Venhamos e convenhamos irmãos.... Deus tem mais à se preocupar.
    Usemos de bom senso e moderação em tudo.

    A Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  38. sou Cristão e tenho Tatuagem ! acho oq realmente Importa e Nossa Comunhão Com Deus !

    isso é minha Opinião é claro respeito as Ideias de todos ! mas Acho que se nos Cristãos, fizermos nosso Dever que é proclamar o Envangelio de Cristo a Todos ! tudo serio melhor ! agora um cara que é Recém convertido ou esta interessado em Conhecer mais de cristo, se ele For tatuado ! o cara vai pensa que para ele ja não tem Solução ! Por isso eu Digo GALERA VAMOS DISSER AO MUNDO QUE CRISTO O AMA !!!

    valew galera ! desculpe por algo Deus Abençoe a Todos !

    ResponderExcluir
  39. A questão das tatuagens, juntamente com a questão do aborto e da homossexualidade, é uma das questões que geram mais polemicas no seio da igreja.
    A questão das tatuagens é pertinente porque a sociedade em si não vê problemas nenhuns em colocar marcas em certas áreas do corpo como forma de fazer passar uma certa filosofia de vida.
    Tendo em conta esta atitude complacente da sociedade atual, o que é que o cristão deve fazer? Será que devemos ser “fundamentalistas” e negar toda e qualquer expressão artística que envolva a gravação de imagens ou palavras no corpo? Ou será que devemos ser mais “liberais” neste ponto, como forma de mostrarmos que os cristãos são “pessoas normais”?
    A meu ver todas as decisões morais que o cristão pense em tomar devem começar na Palavra Daquele que sabe tudo (o Senhor Jesus Cristo), e não nas opiniões dos homens falíveis.
    O que é que Deus diz acerca disto?
    Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:28)
    Muitas vezes Deus alerta-nos para comportamentos que em si não são maus más que podem causar o desvio dos fracos na fé (ou causar confusão àqueles que não conhecem a Cristo). Por exemplo, o Apóstolo Paulo diz
    Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. (1 Cor 8:13)
    Não há nada de mal em comer carne, mas se tal comportamento levar a que um irmão esmoreça na fé, o Apóstolo Paulo diz que não comerá a carne. O princípio aqui é o de que há atividades que em si não são pecado mas que podem ser formas que o homem use para se afastar de Deus.
    A prática de marcar o corpo está Biblicamente e historicamente associada à práticas pagãs e à adoração de deuses alheios. Deus proibiu o Seu Povo de seguir o erro dos pagãos como forma de separá-los das nações (Lev 19:28). Hoje em dia o motivo da marcação do corpo não é o de adoração de deuses alheios (embora em certos casos, haja algo de idólatra nessa prática) más sim o suposto “embelezamento” do mesmo. No entanto, a Palavra de Deus diz:
    Abstende-vos de toda espécie [aparência] de mal. (1 Tessalonicenses 5:22)
    Reparem que neste verso, Deus manda que não só nós nos separemos do mal, mas também de tudo o que aparenta o mal.
    Por exemplo, imaginem um casal de namorados cristãos que acredita e prática a abstinência, mas que tem por hábito passar a noite na casa de um ou de outro. Embora eles possam não fazer nada de mal, para as pessoas que os veem a agir deste modo vai ser difíceis fazer-lhes ver que, apesar do que aparenta, o casal cristão prática o superior comportamento da abstinência. O que aparenta vai ser a causa de confusão e não o que está de fato a ser feito.
    O mesmo se passa com as tatuagens. O que aparenta vai falar mais alto do que aquilo que o cristão verdadeiramente acredita.
    Conclusão:
    A meu ver, o comportamento bíblico no caso das tatuagens é o de rejeitá-las a todas por completo, mesmo que uma delas seja “Deus é Amor”. O descrente não vai olhar para isso como uma declaração de amor pelo Pai, mas sim como uma evidência de que “não há nada de mal em marcar o corpo com coisas de que se acredita”.
    Nós sabemos que isso não é verdade, e como tal, para que o nosso comportamento não seja pedra de tropeço para almas pelas quais o Senhor Jesus Cristo morreu, o melhor é deixar o corpo vazio de tatuagens.
    Uma tatuagem é uma declaração de algo em que se acredita, sendo que a maioria delas é feita com o expresso propósito de exibi-las. Se o cristão quer declarar ao mundo que ele ama o Criador, o melhor é colocar marcas no seu espírito e exibir essas “marcas” com o seu comportamento.
    E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

    LEIA TAMBEM:ROM.12:01-02 – 1 JOAO 2:15 a 17 – 1COR.6:12 e 10:23 a 31 – FILIP.4:08 – 1TESS.5:22 – HEB.12:1

    ResponderExcluir
  40. TATUAR OU NÃO TATUAR?
    A RESPOSTA SÓ JESUS PODE DAR!
    JEJUE,ORE E COM CERTEZA DEUS VAI TE RESPONDER TOCANDO EM SEU CORAÇÃO, TE MOSTRANDO SE DEVE OU NÃO FAZER!
    TUDO HOJE QUE NÃO SE ENQUADRE NAS LEIS DO MUNDO E NOS SEUS PRECONCEITOS SER TORNAM PECADO, ENQUANTO O QUE É MAL, PECAMINOSO É MASCARADO E ANUNCIADO COMO NORMAL!
    DEVEMOS NOS PREOCUPAR EM OBEDECER AS LEIS DE DEUS, OS SEUS 10 MANDAMENTOS E VIVER NOS SEUS PRECEITOS, E PEDIR QUE EM NOME DE JESUS ELE NOS ORIENTE EM TODOS OS ANSEIOS DO NOSSO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  41. Comecei a ler os comentarios e lembrei de um cartaz onde estava um grupo de crente discutindo enquanto uma multidao caindo no inferno. Nossa o diabo mais uma vez conseguiu distrair voces....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  42. Concorde PLENAMENTE com vc Valdir Souza:

    "avaliando o contexto:
    nos vers. 27,28 o mandamento para não cortar o cabelo e a barba e não fazerem marcas, era para guardar o povo de Deus de seguir as praticas pagãs e supersticiosas dos povos que viviam ao seu redor, para que eles fossem diferenciados e não iguais aos que tais praticas faziam. nos tempos de hoje devemos observar da mesma maneira, nunca foi visto na história da igreja e nem com o povo de Deus na antiguidade que a tatuagem era uma característica daqueles que sevem a Deus pelo contrario. E uma característica de um povo mundano, pagão e também voltado para o ocultismo, o primeiro indicio de tatuagem foi com o povo egípcio, que todos sabemos eram um povo contrario as coisas de DEus. quando eu ou você passamos a usar tais praticas independente dos desenhos ou figuras, passamos a imitar esses povos e as características de um povo genuíno de Deus passam a ser maculada. mas quem é adepto de tal prática ou tem vontade de fazer. nada que for dito a respeito das coisas de Deus fará sentido, pois estarão sempre buscando justificativas ou descredenciando a palavra pois já tem suas mentes cauterizadas e firmes no propósito de levar a cabo esse intento. Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

    ResponderExcluir
  43. eu não li todos os comentários, nem tenho qualquer conhecimento teológico para entrar na conversa de vocês mas, quando penso em tatuagens em cristãos, as primeiras pessoas que me vêm a mente são os cristãos árabes (que vivem em países islâmicos) que eu conheço, que possuem pelo menos uma tatuagem, por questões obvias não fiquei procurando se tinham mais de uma, mas essa tatuagem, geralmente na mão ou no pulso demonstra quem eles são, e sim servem para a honra de Deus, pois é uma declaração publica e sem palavras de quem eles servem, é uma cruz; acho que no caso das tatuagens o que deve ser levado em conta é o motivo, aquilo que move o nosso coração a fazer, ou não fazer.

    ResponderExcluir
  44. Para quem é CRISTÃO e tem duvida vou tida uma tica. Nos servimos um DEUS VIVO que diz assim (Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. -
    Salmos 34:4) Deus te escuta meu irmão pedi ele essa revelação ele é fiel pra te responder ELE não precisa de teologia e nem te entendimento humano pq ELE é DEUS pra te responder e não te deixar enganado.

    ResponderExcluir
  45. Nosso corpo e Templo do Espirito Santo!! Com certeza Ele nao gostaria de ser marcado dessa forma. Nosso corpo deve ser testemunho vivo para os olhos incredulos! Oq vcs pensam quando veem alguem com tatuagens? Que ele e evangelico ou cristão? NAO!! Entao tatuagem para pessoas q ja servem a Deus e pecado SIM!! e as q ja fizeram antes de entrar no evangelio peca perdao dos seus mal feitos...
    Boa Tarde

    ResponderExcluir
  46. Provérbios 14;6 à 14;9 diz:
    6 O escarnecedor busca SABEDORIA e não acha NENHUMA, para o PRUDENTE, porém, o conhecimento é fácil.(Ou seja, quem não vive em espirito tem uma forte predisposição ao erro, tatuagens são feitas no contexto geral por pessoas que as necessitam como uma forma de adorno pessoal, em outras palavras, um desejo da CARNE, se para querer o bem ou para o mal, não importa. É um desejo próprio. Uma pessoa PRUDENTE; tem prudência; é cauteloso como também precavido.)
    7 Desvia-te do homem insensato, porque nele não acharás lábios de conhecimento.(insensato = que perdeu a razão; "razão" o significado se aproxima de "sabedoria", então, de alguém que tenha ERRADO ou que ainda não condena o erro ao fazer tatuagens você se aproxima igualmente dos quê já as fizeram, tatuagens é um erro no contexto "geral" de pessoas que andam sem Deus, sem sabedoria, "peço calma aos que já as fizeram que estão lendo está parte, explicarei a frente" tatuagens "podem" ser só um pequeno agravante, um pequeno erro que pode alterar sua nota final na prova da sua salvação "estude sobre o tema "Misericórdia - Salmos 14", se julgares estar compensado no restante da prova, que é algo de avaliação sua própria para com Deus, tudo bem, os quê erram, erram muito mais por falta de instrução do que por qualquer outra forma, uma forma de não querer dar ouvi-dos para as coisas que não lhe favorecem, o famoso sustentador da errada opnião, natural do homem, destes estão cheios pelo mundo, mas para aqueles que estão em Cristo Jesus, nenhuma condenação há - Romanos 8. Deus não brinca de ser Deus, coloque isso na sua mente, ao mesmo tempo que, ele é o nosso pai Zeloso, como um pai humano que fala; filho, não coloque o dedo na tomada, você vai tomar choke, ai vai o filhotão desbravador dos sete mares lá e enfia o dedo na onde não devia, ai, cabe ao Pai ver a trajetórias do filho, se ele tem obedecido constantemente ou se só tem feito arte, se ele apronta por ser desprovido de sabedoria(que eu acho que agora você não vai ser, "em relação a tatuagens")ou se ele faz por querer afrontar o pai de alguma forma, o castigo depende o estado e do querer do Pai, compreende? Porquê se você for querer contar com uma grande parte de seus irmãos você tem que no mínimo se preocupar rs, mas lembre-se sempre que Deus é amor e justiça, e como Pai zeloso nunca sentirá prazer no sofrimento de Seus filhos, muito pelo contrário, Deus amou o homem de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça mas tenha vida eterna - João 3-16, releia > Deus é "Justiça".

    ResponderExcluir
  47. Completando...
    8 A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. (estultícia = se comporta de maneira estúpida, acredite, perante Deus quase todas atitudes que os homens tomam são estúpidas, "estúpidas" podem tanto se encaixar no contexto "intoleráveis" como "insignificantes"), uma tatuagem pode ser intolerável ou insignificante para Deus, mas dentro do termo "insignificante" Deus pode cobrar a sua PRUDÊNCIA,
    Prudência -> não fazer algo visando ser prudente; Resultado -> certeza de nenhuma culpa e continuidade pra você nos bons caminhos.
    Prudência -> Fazer algo que tenha possibilidades de não ter nenhuma culpa, como também há alternativa de CONDENAÇÃO.
    E aí, quer colocar o dedo na tomada pra ver se leva choke?
    Se colocou nosso Pai vai saber o quê fazer com você, se você confiar nele pode ter algum resultado bom, afinal o primeiro filho dele ele nos deu pra livrar um pouco nossa barra
    E se eu faço tatuagem pra exaltação do nome de Deus?
    Coríntios 10:31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
    (fazer uma tatuagem escrito, por exemplo, alguma parte da biblia, você sim, está exaltando o nome de Deus, mas primeiramente você está se exaltando, tendo os pensamentos primórdios dos quê visualizam a tatuagem; "Nossa que maneiro VOCÊ TEM uma tatuagem mostrando SUA devoção para com Deus, que maneiro de sua parte!" outros vão dizer, "o quê é essa escrita, a sei lá, a tatuagem não é minha..." ou "ele tem uma tatuagem de Deus, isso deve levar pro céu" São só alguns pensamentos, pra demonstrar que "Ele" a ser exaltado não será primeiramente Deus e sim você, e isso é muito ruim, um anjo cáido, conhecido como Satanás, queria ser exaltado primeiramente antes que Deus o quê proporcionou a sua própria destruição, por isso não se prenda a pequenos detalhes.
    Sempre tive vontade de tatuar pelo menos uma parte daqueles salmos de respeito e segurança, do 23 e do 91 no braço, por mais que meu coração tenha bondade em praticar o ato, eu sei que não devo, as pessoas podem interpretar errado, sem sabedoria posso impulsionar meu irmão a errar, porquê pro mundo tatuagem é tatuagem.

    ResponderExcluir
  48. e outra coisa a bíblia diz se seu coração Não te condena tendes em paz com Deus ...

    ResponderExcluir
  49. Pessoal engraçado, no velho testamento, num versículo isolado fala sobre marcas no corpo (Lv 19:28) mas se for levar em consideração esse versículo tem q levar os outros, cujos informam pra nem cortar o cabelo e barba! NÃO VIVEMOS MAIS NO VELHO TESTAMENTO. Claro q deve-se tomar cuidado com o que tatuar, mas cada um sabe seu limite! ACORDA GALERA, Cristo morreu e nos deu liberdade, ficar achando que tatuagem, brinco, bermuda leva alguém pro inferno é brincar com um sacrifício tão sério! Templo que habita o espírito não tem nada a ver com tatuagem, diz respeito a disvinculação do santo espírito dentro de quatro paredes. Se era pra deuses pagãos que se dane o que importa é o q significa pra vc, Deus sabe do seu coração. Por exemplo, mulheres de cabelo curto: serviam a um deus durante um tempo, se prostituindo, e quando saiam do templo raspavam a cabeça, dai as mulheres de cabelo curto eram mal vistas por essa base, mas hj existe isso?

    ResponderExcluir
  50. Desde os tempos antigos todos tinham marcas em seus corpos, até mesmo o REI DAVI porque era de costume se tatuar e colocar brincos, todos os homens usavam, de todas as tribos ate os tempos de hoje, agora dizer que é errado ou certo, cada um faz o que pensar melhor para si, so acho que respeito a Deus é o mais importante.

    ResponderExcluir
  51. Gente pare de tentar se justificar por não querer ver q tatuagem é algo errado, não digo pecado pq nao contraria os 10 mandamentos,mas na biblia diz q o nosso corpo é templo do Espirito Santo,então pense comigo,imagine o seu corpo como o templo da sua igreja,vc acha q Deus gostaria q vc rabiscassem a parede da igreja ou arranhacem os bancos?,da msm forma q vc não gostaria q suas visitas fizessem isso na sua casa,Deus tbm não gostaria q fizessem na dEle e nem o Espirito Santo gostaria q fizessem na morada dele q é o seu corpo.
    Outra;temos q mostrar testemunho em tudo q façamos,se não vai ser muito dificil evangelizar alguém,pq vão dizer: "pra q vou me converter se tudo oq eu faço vc tbm faz?",e isso não vai ser legal.
    Mais uma;tbm devemos fazer tudo pra gloria de Deus,se fazer tatuagem,não vai agradar o Espirito Santo e vai te atrapalhar pra evangelizar alguem então não vai ser feita pra glorificar o nome dEle.

    ResponderExcluir
  52. artigo muito bom de se ler , passar pra frente e ñ praticar essas atrocidades

    ResponderExcluir
  53. [Opinião] Ainda há em nosso meio pessoas que dizem que ritmos musicais (rock, funk, rap, hip-hop) "são do Diabo"; para outros a calça é uma veste exclusivamente masculina, e a mulher que veste calça está em pecado, entre outros. No entanto, temos música gospel de todos os ritmos, e que são grande estratégia para evangelizar pessoas de diferentes tribos. Uma mulher de calça, muitas vezes está mais bem vestida do que com uma saia. E para desenvolver muitos trabalhos, não lhe é permitido outra vestimenta. Sendo assim, quando a Bíblia fala sobre não marcar o corpo, ou não se mutilar, ela diz para não fazer isso como o povo pagão, ou para não fazer em memória dos mortos, ou em sacrifício á outros deuses. O que importa é, qual a sua intenção ao se tatuar? Qual o significado da sua tatuagem? Engrandecerá o nome de Deus? Está fazendo por ser a arte no corpo, para homenagear alguém, por modismo? Está disposto a sofrer as possíveis consequências?
    - Está escrito que Deus criou TODAS as coisas, penso que a tatuagem também é criação DELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não confunda crendices como mulher não usar calça, ou não se depilar, com o fato do que esta escrito e o que de fato deve ser seguido, veja bem se você tem um filho e diz não coloca o dedo da tomada na faca, é pq você sabe que não é legal deixar o bixinho brincar com faca....
      Tatuagem esta dito não, é não ponto final, agora a bíblia terá de vir com desenhos para dizer faça isso, não faça aquilo.
      Se você fez tatuagem tire ela porem ainda vai ficar com ela, pois a pele fica marcada após remove-la fica cicatriz, fazer o que é a verdade, mas porem se tirar e pedir perdão por que você não sabia e isso não tem nada haver com ser crente, ok, você ficar com uma marca mas será como um machucado que cicatrizou e você se arrependeu e nao fique falando olha eu ja tive tatuagem, isso incentiva indiretamente os outros, so remover e pedir desculpas para o Criador e pronto viva a sua vida e siga, Deus não é tirano só diz o que é bom pra você ou não e pedir desculpas para ele é bom para os dentes vamos colocar assim rsrsrs, acontece que alguns crentes fantasiam demais.

      Excluir